Participe do BLOG!

Deixe seus comentários, seja um agradecimento, uma crítica, uma opinião, um pedido de maiores detalhes ou de um passo-a-passo (já que na maioria das dicas técnicas os procedimentos são indicados de forma geral inicialmente), ou até mesmo dicas sobre outros procedimentos que não tenham sido discutidos no BLOG ainda.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Localize seu iPhone perdido e/ou roubado: MobileMe ou Cerebro

Eu já havia mencionado em um de meus posts sobre as melhores apps para iPhone o "Cerebro", que se instalado e configurado corretamente, permite manter um registro (e obviamente o rastreamento através do site http://cerebro.ifindmyiphone.com/ ) da localização do seu iPhone, de forma gratuita.

Agora, com o iOS 4.2.1, o MobileMe que também oferece o serviço de rastreamento do dispositivo, e ainda tem outras opções como apagar todo o conteúdo do iPhone remotamente (o que deve ser feito somente no caso de se perder as esperanças de recuperar o aparelho, já que isto faz com que o rastreamento seja interrompido) foi disponibilizado gratuitamente para proprietários do iPhone 4 e iPad.

O "pulo do gato" é que quem possuir dispositivos anteriores pode ser inscrever á uma conta do MobileMe gratuitamente utilizando um iPhone 4 ou iPad de um parente ou amigo, e depois continuar utilizando este conta normalmente em seu dispositivo sem ter que pagar os cerca de R$230 do pacote completo do serviço como seria necessário se a inscrição ocorresse através de seu iPhone 3G, por exemplo.

Para ativar a função Buscar Meu iPhone no seu aparelho vá em Ajustes, no menu Mail, Contatos, Calendários e adicione uma nova conta do Serviço MobileMe.
A sua ID Apple pode ser a mesma que você já utiliza na App Store de qualquer país ou criar uma gratuita no próprio dispositivo.
Então, basta confirmar os termos de compromisso habituais, e autorizar que o aparelho use a localização do seu dispositivo.

O rastreamento é feito através do GPS ou da triangulação das antenas de celular/Wi-Fi (por isto funciona mesmo em dispositivos que não possuam GPS, apenas com a ressalva de que a precisão será menor). É utlizada a internet para a troca de informações entre o dispositivo e os servidores do serviço, e é obrigatório também que o aparelho esteja ligado.

Mesmo que o chip do aparelho seja trocado, o serviço se mantém funcionando, e o sistema ainda registra e informa os dados do novo chip inserido.

Por medida de segurança sugere-se que o aparelho esteja sempre com senha, visto que em caso contrário será possível que qualquer um acesse as configurações e desative a função de rastreamento.


É isso aí! Um abraço e até a próxima dica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário