Participe do BLOG!

Deixe seus comentários, seja um agradecimento, uma crítica, uma opinião, um pedido de maiores detalhes ou de um passo-a-passo (já que na maioria das dicas técnicas os procedimentos são indicados de forma geral inicialmente), ou até mesmo dicas sobre outros procedimentos que não tenham sido discutidos no BLOG ainda.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

MacBook com dual boot: Mac OS X e Windows 8 (e como reativar o Trackpad de MacBook após upgrade do Windows 7 para o Windows 8).

Olá!

Lançados os novos sistemas operacionais da Apple (Mac OS X: Mountain Lion) e da Microsoft (Windows 8), muitos devem estar querendo testar estas versões, e quem tem um MacBook certamente está na tentação de testar os dois.

Com isto, achei que estava na hora de trazer até aqui o caminho das pedras visto que não é tão fácil assim simplesmente sair instalando, e apesar de ser possível atualizar o os antecessores de cada Sistema Operacional para o seu respectivo sucessor, eu não recomendo pois podem ficar resíduos que levem um ou outro sistema a apresentar problemas criando assim impressões injustas aos produtos em questão.

Antes de começar, digo que já testei os dois e aprovo:
- quem usa o Windows 7 vai gostar do Windows 8 (achei mais leve, mais bonito e mais funcional em diversos aspectos). Alguém ainda usa o Windows XP? Se sim, não deveria! rsrsrs. VISTA então, nem pensar!!!
- quem usa o Mac OS X Leopard, Snow Leopard ou Lion, vai gostar do Mountain Lion (só fique atento aos possíveis problemas que o seu equipamento pode apresentar com uma atualização pois diversos usuários que conheço ou que constatei pela web já indicaram principalmente problemas de instabilidade com a interface wireless - reclamação esta que vem ocorrendo há muito tempo e não é exclusividade do upgrade para o Mountain Lion).


Bom, para aqueles que possuem um equipamento Apple compatível com os dois sistemas operacionais, recomendo seguir os seguintes passos:

1- faça backup de todos os seus dados importantes.
2- execute a instalação do Mountain Lion mantendo no disco apenas 1 partição, a do próprio Sistema a ser instalado, obviamente.
3- Em seguida, execute o Boot Camp assistant, particione o disco transferindo espaço livre da partição do Mac OS X para a partição que será do Windows (de acordo com o que se deseja).
4- Então faça o download dos drivers do windows 7 (será necessário um pen drive ou uma mídia) e proceda com a instalação de alguma cópia do windows 7 (não é possível instalar diretamente o windows 8).
5- Instale os drivers baixados pelo Boot Camp asistant.
6- Concluída a instalação do Windows 7, insira a mídia de instalação do Windows 8 e proceda com a sua instalação por cima do Windows 7. Recomendo optar por não preservar nada de aplicativos ou arquivos, até porque estamos instalando sobre uma instalação do Windows 7 "limpa".
7- Aplique novamente os drivers do Boot Camp Assistant e então execute o Windows Update para aplicar correções críticas do sistema (logo de cara terá algumas com certeza).
8- a partir daqui basta customizar como se queira e explorar as novidades que são consideráveis nos dois casos! Mantenha os sistemas atualizados, e não se esqueça de customizar o Boot Camp no Windows para deixar como se deseja o Trackpad por exemplo.


Importante: Se você atualizar o Windows 7 com o Windows 8 e optar por manter aplicativos, então o teclado e/ou Trackpad podem parar de responder. Para resolver isto tenho uma pequena receita que deve funcionar pois testei e obtive sucesso facilmente, mas lembrando que se for este o seu caso, será necessário fazer uso de pelo menos um mouse USB.

Então vamos ao bônus deste post:
Reativando o Trackpad do MacBook após fazer upgrade do Windows 7 para o Windows 8!


1- Com o mouse no canto inferior esquerdo da tela, abra a tela do menu Iniciar.
2- Com um Clique direito em uma parte vazia da tela do menu iniciar e escolha a opção no canto inferior direito da tela, na barra que vai aparecer - "todos os programas".
3- Navegue pelos ícones que agora aparecerão na Tela do Menu Iniciar e dê um clique direito em Computador, selecionando em seguida "propriedades" na barra que vai aparecer na parte inferior da tela.
4- Na barra lateral esquerda da tela de sistema que será exibida, selecione "gerenciador de dispositivos".

Então:

5- Com um clique direito no driver do Trackpad que vai estar com uma exclamação, escolha Update Driver Software, depois clique em Browse my computer for driver software, e então em Let me pick from a list of device drivers on my computer.

6- Então entre as opções devem constar o driver que deveria estar funcionando do Trackpad do MacBook Pro e outro genérico que é o que você vai escolher: USB Input Device.

Faça isto para todas as opções que forem relacionadas ao teclado e ao Trackpad do MacBook.

7- Depois vamos refazer o processo mas alterando novamente para o driver que deveria estar funcionando desde o início:

Dê um clique direito na entrada "USB Input Device", e então escolha Update Driver Software, seguido de Browse my computer for driver software, e então Let me pick from a list of device drivers on my computer.

8- Então vamos escolher o driver referente ao Apple Multitouch driver.

Feito isto, tudo deve voltar a funcionar como se fosse recém instalado, o que significa que será necessário selecionar o Painel de Controle do Boot Camp e selecionar as opções na aba do Trackpad customizando da forma que estava ou que você desejar a partir de agora.


Observação: Fazendo o upgrade do Windows 7 para o Windows 8 seguindo os passos da dica mais acima, os drivers do teclado e Trackpad serão indicados no gerenciador de dispositivos como HID Keyboard Device e HID-compliant mouse (respectivamente), mas funcionarão perfeitamente de acordo com as customizações que se fizer no painel de controle do Boot Camp.


Bom, por hora é isto aí!

Dúvidas? Comentários?


Abraços e até a próxima dica!