Participe do BLOG!

Deixe seus comentários, seja um agradecimento, uma crítica, uma opinião, um pedido de maiores detalhes ou de um passo-a-passo (já que na maioria das dicas técnicas os procedimentos são indicados de forma geral inicialmente), ou até mesmo dicas sobre outros procedimentos que não tenham sido discutidos no BLOG ainda.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Esta cópia do Windows não é original - Windows 7 - Como resolver.

Complementando o post feito anteriormente com título "Windows 7 (Seven) Genuine Activation Failed notification - Update KB971033"

Muitos usuários enviaram comentários ou questionamentos sobre a mensagem de pirataria do Windows Seven, problema ocasionado pelo update KB971033 instalado na maior parte das vezes automaticamente, e que marca como ilegal tanto cópias do Windows 7 realmente ilegais quanto algumas legais mas cujos seriais foram incluídos na base de pirataria da Microsoft.

Eu já havia comentado sobre isto no post anterior que citei no início deste, mas parece que recentemente uma onda de updates do Microsoft Windows trouxe os problemas novamente para muitos usuários.

Aos que possuem cópias piratas, o que eu recomendo é que pare por aqui e procure providenciar a legalização e compra de uma licença adequada. Agora, nos casos de proprietários de licenças legais, que estão se sentindo injustiçados, resolvi dar mais dicas para resolver o problema enquanto a Microsoft não providencia os meios legais de fazê-lo.

Bom, o primeiro passo é remover o update KB971033 acessando o painel de controle e a opção remover aplicativos, lembrando que é necessário ativar a opção de exibir atualizações senão serão exibidos apenas os programas instalados.

O update KB971033 procura por mais de 70 mecanismos de ativação para detectar se sua cópia do Windows 7 é genuína ou não. Se com isto for detectado ao menos 1 dos mecanismos de ativação ilegais, o Windows 7 começa a bombardear o usuário com a mensagem de que "Esta cópia do Windows não é original" ou "This copy of Windows is not Genuine". E esta mensagem é exibida a cada logon/inicialização do sistema, além de se repetir de tempos em tempos se o PC ficar ligado por longos períodos.

Para remover esta atualização passo-a-passo:
      1. No menu iniciar clique em Painel de Controle (vai abrir o próprio)
      2. Selecione em Programas a opção Desinstalar um programa (vai abrir a tela Programas e Recursos)
      3. Clique em Exibir atualizações instaladas (mostra todos os updates instalados ao invés dos programas)
      4. Procure na lista pelo item “Update for Microsoft Windows (KB971033)” ou "Atualizar para Microsoft Windows (KB971033)"
      5. Se o encontrar, selecione-o e clique em Desinstalar na barra acima da lista, ou acesse esta opção dando um clique direito sobre o item localizado
      6. Feche a janela Programas e Recursos após o término da desinstalação
      Você pode então remover a ferramenta do Windows Genuine Advantage:
      1. Abra o prompt Executar (teclas Windows + R), digite regedit.exe e pressione a tecla enter.
      2. Pressione F3 para abrir a tela de pesquisa. Digite WGALOGON na caixa de pesquisa.
      3. Delete a pasta WGALOGON.
      4. Feche o editor de registro e delete o arquivo WgaTray da pasta system32 e da pasta 'dllcache' localizada dentro da pasta system32.
      5. Reinicie o sistema.
      Você pode receber notificações para instalar o Windows Genuine Advantage, mas esta opção pode ser de-selecionada/recusada.

      DICA: Para evitar que estes arquivos sejam instalados novamente, garanta que seu mecanismo de Windows Update no Painel de Controle está configurado para Notificar mas não baixar automaticamente. Desta forma, você pode se certificar de que você não está baixando os mesmo arquivos de novo.

      Caso você não consiga remover os arquivos, recebendo mensagens de acesso negado, utilize programas como o Unlocker que podem ser baixados gratuitamente em muitos sites da internet.

      Outras opções de resolver o problema seriam executar fazer uso de ferramentas que considero ilegais e que podem infectar o seu sistema com vírus como o RemoveWAT ou alguma ferramenta de ativação que podem ser localizadas na internet, mas que são removidas frequentemente por programas anti-pirataria.

      Mesmo assim, o primeiro passo SEMPRE é remover o KB971033, pois se ele estiver instalado nenhum mecanismo irá eliminar as mensagens chatas de cópia ilegal a não ser através da Microsoft.

      Alguns links que em 20/06/2011 estavam funcionando, contendo alguns destes programas são:
      - Ativador do Windows 7 (incluindo 32bits e 64bits) = FileServe
      - RemoveWAT = MegaUpload ou MediaFire

      Acredito que em pouquíssimo tempo estas fontes estejam removidas pois em muitas das vezes, quem procura por este tipo de ferramenta é porque realmente tem uma cópia ilegal... ou seja, "pirata".

      Bom, por hora é isto aí! Abraços e até a próxima!


      ATENÇÃO: PIRATARIA É CRIME E ALÉM DE ILEGAL DEIXA O USUÁRIO FINAL SEM SUPORTE E COM SEUS DADOS PARTICULARES MAIS VULNERÁVEIS, SUJEITOS A ACESSOS INDESEJADOS. RECOMENDO SEMPRE QUE SE FAÇA USO APENAS DE SOFTWARES ADQUIRIDOS LEGALMENTE, OU MAIS AINDA, SOFTWARES LIVRES/GRATUITOS. O LINUX UBUNTU É HOJE UMA ÓTIMA OPÇÃO PARA QUEM SEMPRE USOU WINDOWS MAS NÃO QUER GASTAR DINHEIRO COM LICENÇAS DE SOFTWARE, E ALÉM DE ESTAR DISPONÍVEL PARA DOWNLOAD GRATUITO NA INTERNET, TAMBÉM CONTA COM UMA VASTA BASE DE USUÁRIOS QUE COMPARTILHAM SEUS CONHECIMENTOS COM NOVOS USUÁRIOS SEJA ATRAVÉS DE BLOGS OU DE MECANISMOS DE BATE-PAPO COMO O IRC.