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domingo, 23 de janeiro de 2011

Registro e possíveis soluções para: "Instabilidade" de conexão WIRELESS entre MACBOOK PRO e ACCESS POINT como o D-LINK DWL-2100AP

Resolvi registrar aqui um caso que resolvi recentemente para um cliente que adquiriu um notebook top de linha da APPLE (MACBOOK PRO com processador Core i7 M620), e assim quem sabe deixar este histórico como material de referência para futuras pesquisas de quem venha a enfretar o mesmo problema.

Pela internet diversas pessoas no Brasil e no exterior registram que vêm enfrentando o mesmo problema com os mais diversos modelos de MACBOOK quando em conexão wireless também com os mais diversos modelos e fabricantes de ACCESS POINTS há mais de 2 anos, como pude averiguar em minhas pesquisas, e a APPLE ainda não publicou uma atualização que resolvesse o problema que ao que todas as variáveis indicam é proveniente dos MACBOOKs (visto que outros notebooks e desktops mantém conexão wireless estável com o mesmo ACCESS POINT e sem problemas no mesmo momento em que o MACBOOK apresenta instabilidade seja o modelo com interface BROADCOM ou ATHEROS).

Basicamente o que acontece é que a conexão wireless é estabelecida com sucesso, o sinal de conexão entre o Notebook e o SSID permanece ativo por tempo indeterminado, mas a comunicação em sí simplesmente oscila de tempos em tempos (períodos curtos funcionando entre as falhas), como se a rota ou se o protocolo TCP/IP simplesmente paressem de funcionar. Pude notar ainda que o problema é, de certa forma, "gradativo", visto que em uma rede com mais de um dispositivo de rede interconectados localmente, a comunicação de dados falhava sempre primeiro para um dispositivo específico (switch) e apenas minutos depois caia para a internet (mesmo estando o switch mencionado no caminho de conexão entre o macbook e o gateway de conexão com a internet - o que é muito curioso pois os pacotes passavam pelo switch mas ele não respondia aos requests de ICMP). E tudo isto enquanto os mesmos testes rodando em um notebook Lenovo em paralelo não apresentavam qualquer anomalia.

PONTO NEGATIVO E GRAVE PARA A APPLE, PRINCIPALMENTE POR DEIXAR QUE ESTE PROBLEMA AFETE POR TANTO TEMPO A SUA LINHA MAIS NOBRE E CARA DE NOTEBOOKS, O MACBOOK PRO.

Bom, para resolver o problema, como aparentemente não existe uma base de dados consolidada que nos permita tirar uma solução definitiva que atenda a todos os modelos de macbooks e access points do mercado, talvez pela imensa variação de tecnologia entre fabricantes e modelos, o jeito é partir para a tentativa e erro. Foi o que fiz e obtive sucesso, portanto MINHA PRIMEIRA DICA GERAL SOBRE ESTE PROBLEMA é ter muita paciência, persistência, não desistir, e por fim não assumir que o problema foi eliminado ao primeiro sinal de estabilidade, visto que em alguns dos testes que realizei, a instabilidade da conexão foi eliminada por um dia, mas voltou a se repetir no dia seguinte. É preciso testar por longos períodos (sugiro pelo menos 3 dias) antes de concluir que o sucesso foi atingido. Não parta logo de cara para possíveis soluções mais radicais, tanto as dispendiosas como "comprar ACCESS POINTs adicionais" quanto as arriscadas como "atualizar o firmware do ACCESS POINT". Esgote os testes abaixo, faça mais buscas pela internet pois novas alternativas podem surgir através das experiências de outros usuários e técnicos, consulte o suporte da APPLE e se necessário consulte um bom técnico em informática que tenha experiência em Windows, Unix, redes e hardware.

UMA OBSERVAÇÃO IMPORTANTE É QUE NESTE CASO, NEM SEMPRE AS ATUALIZAÇÕES DA APPLE SIGNIFICAM RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS, EM ALGUNS RELATOS DA INTERNET, CONSTATEI QUE AS ATUALIZAÇÕES PODEM ATÉ MESMO PROVOCAR TAIS INSTABILIDADES, PORTANTO, VALE A PENA MANTER SEMPRE UM BACKUP DO SISTEMA E AVALIAR COM CUIDADO OS RESULTADOS OBTIDOS POR OUTROS USUÁRIOS SOBRE AS ATUALIZAÇÕES DISPONIBILIZADAS ANTES DE INSTALÁ-LAS.

Vou começar pelo passo que resolveu o problema no meu caso:
1- PREAMBLE: Nas configurações de performance do ACCESS POINT, geralmente o dispositivo vem configurado com o parâmetro de PREAMBLE para funcionar com "SHORT AND LONG" o que aparentemente causava o problema de instabilidade na comunicação de tempos em tempos, muito provavelmente quando o padrão da conexão já estabelecida alternava entre SHORT e LONG. No ACCESS POINT "D-LINK DWL-2100AP" as únicas opções de configuração são "SHORT and LONG" e "LONG ONLY". Alterei para "LONG ONLY" e após salvar e reiniciar o ACCESS POINT o problema de intermitência na conexão foi eliminado em definitivo, conforme constatado com 3 dias de testes no MACBOOK PRO rodando tanto MAC OS X Snow Leopard 10.6.6 quanto Windows 7 Ultimate.

2- Ainda nas configurações de performance do ACCESS POINT, muitos relatos na internet sugerem que alterar o padrão para 802.11g apenas pode resolver o problema. No meu caso, esta alteração eliminou o problema temporariamente, pois no dia seguinte a instabilidade voltou.

3- Já nas configurações específicas de Wireless do ACCESS POINT, muitos relatos na internet mencionam que testar diferentes CHANNELS ou a função de AUTO CHANNEL SCAN pode resolver o problema. No meu caso, todos os testes realizados neste sentido também resolveram o problema apenas temporariamente, sempre voltando a se repetir a intermitência no dia seguinte.

4- Ainda nas configurações específicas de Wireless do ACCESS POINT DWL-2100AP, raríssimos relatos mencionavam que ativar a opção "SUPER G without TURBO" ou "SUPER G with TURBO" poderia solucionar o problema. Mais uma vez os testes apresentaram solução temporária e ineficaz, pois o problema voltou a se repetir no dia seguinte.

Um abraço e até a próxima dica!

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