Participe do BLOG!

Deixe seus comentários, seja um agradecimento, uma crítica, uma opinião, um pedido de maiores detalhes ou de um passo-a-passo (já que na maioria das dicas técnicas os procedimentos são indicados de forma geral inicialmente), ou até mesmo dicas sobre outros procedimentos que não tenham sido discutidos no BLOG ainda.

sábado, 29 de janeiro de 2011

Parallels Desktop 6 no Mac OS X Snow Leopard rodando Ubuntu 10.10 - instalar os Parallels Tools

Se você tentou rodar sua máquina virtual do Ubuntu dentro do Parallels Desktop 6, a partir do Mac OS X Snow Leopard, e na hora de instalar os Parallels Tools ou não conseguiu nem iniciar a instalação, ou até conseguiu mas recebeu mensagem de erro, eis aqui a ajuda que você procurava.

Eu passei pelo mesmo problema (erro na instalação) e após pouca pesquisa descobri que o problema está na versão 6.0.11800 do Parallels Desktop rodando máquina virtual do Ubuntu 10.10.

Para resolver, apenas baixei a versão 6.0.11.828 do Parallels Desktop e instalei por cima da versão anterior. O número de série nem é solicitado pois o anterior é válido nesta versão também.

Feito isto, basta executar a máquina virtual do Ubuntu 10.10 (ou instalar caso você ainda não tenha a máquina virtual pronta, conforme o manual, ou seja, basicamente seguir as instruções da tela pelo Parallels Desktop, o que é extremamente simples). Uma vez que a máquina virtual esteja em execução, saia dela (pressionar simultaneamente as teclas control + option libera o mouse da máquina virtual de volta ao Mac OS X) e clique no menu "Virtual Machine" e então em "Install Parallels Tools".
Feito isto o CD de instalação será inserido no drive da máquina virtual.
Clique novamente dentro da máquina virtual, abra um terminal de prompt de comando através do menu "Aplications", depois "Accessories" e então "Terminal".
No terminal, digite as seguintes linhas de comando:
cd /media/Parall*
sudo ./install

O primeiro comando acessa o diretório ou pasta que contém o arquivo de instalação a ser executado.
O segundo comando inicia a instalação com permissões de super usuário.

Feito isto, basta seguir as instruções da tela, e ao término da instalação será solicitado que se reinicie a máquina virtual. Após este restart, o Parallels Tools estará instalado e funcionado, e assim, não será mais necessário clicar "control + option" para liberar o mouse da máquina virtual para o Mac OS X, uma vez que a flutuação entre um ambiente e outro será agora transparente, muito mais fácil e confortável.


Por hora é isto! Abraços e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário