Participe do BLOG!

Deixe seus comentários, seja um agradecimento, uma crítica, uma opinião, um pedido de maiores detalhes ou de um passo-a-passo (já que na maioria das dicas técnicas os procedimentos são indicados de forma geral inicialmente), ou até mesmo dicas sobre outros procedimentos que não tenham sido discutidos no BLOG ainda.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Dual-boot: Windows 7 + Windows XP: instalar Windows XP após o Seven e customizar o boot-menu

A idéia desta dica não é ensinar a particionar o hd e instalar os dois sistemas, pois para isto existem inúmeros tutoriais na internet. A questão é dar a dica de como customizar corretamente o boot-menu para acessar ou um sistema operacional ou o outro, quando você instala o Windows XP depois de já ter o Windows 7 instalado no computador.


O primeiro passo é recuperar o boot do Windows Seven, já que após a instalação do Windows XP, apenas este sistema operacional fica acessível. Para isto, basta dar o boot com a mídia de instalação do Windows 7 e executar os seguintes passos:

  1. Escolha suas configurações de linguagens, e clique em Next. 
  2. Clique em Repair your computer.
  3. Selecione o Sistema Operacional que você deseja reparar e clique em Next.
  4. No menu de Opções de Recuperação do Sistema, clique em Startup Repair. Existe material de referência sobre este processo que indica que o Startup Repair pode pedir para você tomar algumas decisões enquanto ele tenta corrigir o problema, e que se necessário, irá reiniciar o seu computador enquanto conclui os reparos. Nos testes que realizei e manutenções em que precisei executar esta operação, nunca tive que tomar decisões adicionais às listadas aqui, sempre foi necessário reiniciar o sistema para que a reparação fosse concluída, e em muitos casos o reparo não foi bem sucedido de primeira. Caso isso ocorra, vale a pena repetir o processo e verificar se surte efeito.


    Uma vez que o Windows 7 estiver inicializando corretamente, é o Windows XP que ficará indisponível no boot-menu e para corrigir o problema basta fazer uso de uma ferramenta chamada "EasyBCD".

    Basta instalar e executar o software, e seguir os seguintes passos:

    Do lado esquerdo no EasyBCD, clique em Add New Entry.

       a) No início da seção em Operating Systems, clique na tab Windows.

       b) Na direita do Type, selecione Windows NT/2k/XP/2k3 do drop down menu, tendo o cuidado de selecionar a caixa Automatically detect correct drive.

       c) Clique no botão Add Entry.


    E pronto! Considerando o melhor cenário, isto deve bastar para que seu pc agora esteja com o dual-boot pronto, em perfeito funcionamento.
    Um abraço e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário